segunda-feira, 23 de março de 2009

Carnaval - ponto de vista filosófico-humorístico-decadente

Prometi a mim mesmo que escreveria um pequeno conteúdo sobre o Carnaval deste anos, à semelhança do que fiz no ano transacto.
Tudo na vida deve ser encetado num momento próprio. Como estou há três anos na Escola Secundária Madeira Torres, o primeiro ano foi de visualização, apuramento dos sentidos, primeiras impressões, no sentido humeano do termo. Impressões simples ou simples impressões, não sei, o que sei é que enveredei por uma postura de distanciamento e, simultaneamente, coloquei o véu de ignorância. desloquei-me pela escola, sujeitei-me à audição de comentários comuns, visualizei, com um exigível distanciamento, as meias de licra das (dos?) matrafonas - convenhamos que, para um gajo do norte, não é pêra doce - escutei com atenção os rituais, as palavras, os ritmos que as coisas iam tomando.
No segundo ano já estive num patamar diferente. Fotógrafo (mau), tomei contacto com os suores dos foliões e ganhei coragem para colocar uma peruca. Nunca havia usado uma peruca... Quando a coloquei ocorreu-me de imediato a ideia de que havia perdido a minha masculinidade... Era loira. Comprei a uma senhora que tinha montado a banca na escola. Quando a vi, o nervosismo apoderou-se de mim. Aproximei-me e disse: «que...quer...quero....co...comprar a peruca. A senhora, experiente nestas andanças, esboçou um sorriso de benevolência. Não levei a mal. De facto parecia um jovem que está próximo de conhecer o bom da vida, ontologicamente falando.
Este ano... fica para o próximo post.

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu assisti a tal ocorrência! Deixe-me dizer-lhe que a peruca ficava bem... Talvez no próximo ano arranje coragem e passe para o patamar das meias de licra. Quiçá! O que eu sei é que um bocadinho de si já é torreense. Começa a gostar disto...

Anónimo disse...

Sara, não abuse, sou um gajo do Minho: másculo, anti-feminista, com sangue na guelra e cuecas aos corações...

Anónimo disse...

Cuecas aos corações, acho que sim...!